Dicas

Setembro é o mês de combate ao suicídio, e a atividade física é um dos principais métodos para superar a depressão!

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ATIVIDADE FÍSICA X DEPRESSÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante do mundo.  Você sabia que uma das maiores prevenções é a prática de atividade física?

Entre as novas descobertas científicas para o tratamento da depressão está a prática regular de atividade física. Seus efeitos antidepressivos têm recebido a atenção de pesquisadores em todo o mundo por ser um método eficaz tanto para a prevenção quanto para o controle da doença. Durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão: a endorfina, popularmente conhecida como “hormônio da alegria”, por promover sensação de bem-estar, euforia e alívio das dores, e a dopamina, que apresenta efeito analgésico e tranquilizante. Ambos apresentam influência direta sobre o humor e as emoções. Os benefícios desse tipo de atividade são sensação de aumento de energia e motivação, juntamente com a diminuição da tensão, raiva, confusão mental e depressão.

 

Os benefícios da atividade física não se resumem somente a liberação dos hormônios, essa prática ajuda a minimizar o sofrimento psíquico e físico, além de oferecer a oportunidade de envolvimento social, elevação da autoestima e qualidade de vida. Dessa forma, é um instrumento de forte valor terapêutico quando aliado à psicoterapia e ao tratamento farmacológico – nesse caso, quando indicado por profissional especializado.